Facility de Investimentos, o Observatório e o Centro de Bioeconomia e Conservação da Amazônia foram apresentados durante evento organizado pela ApexBrasil
O Instituto Amazônia+21 apresentou no dia 08/05, durante o “Encontro Empresarial Brasil-Peru”, sua linha de atuação e os principais projetos que estão sendo desenvolvidos para promover negócios verdes que contribuam com o desenvolvimento econômico e sustentável da região da Amazônia. O evento, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), foi realizado na Câmara de Comércio de Lima.

Na foto estão: o diretor do IAM+21 Guilherme Gonzales; O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; Embaixador do Bradil no Peru, Sérgio Danese; e José Luiz da Cunha Viana, da GOL Peru
Os empresários peruanos conheceram projetos como a Facility de Investimentos, o Observatório do Instituto e o Centro de Bioeconomia e Conservação da Amazônia, que foi idealizado e desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos Rioterra e a Santo Antônio Energia.
“Com a participação do Instituto no encontro, os empresários puderam ter uma visão de como a iniciativa privada pode reforçar o protagonismo na agenda ESG na região da Amazônia. A interlocução com parceiros internacionais, principalmente de países em que a Amazônia está, como o Peru, tem potencial de construção de uma sólida rede para a promoção de negócios sustentáveis que gerem impacto na realidade social do território”, afirma o diretor do Instituto Amazônia+21, Guilherme Gonzales, que representou a entidade no evento.

Guilherme Gonzales e o assessor da presidência da Apex Raimundo Angelim
Segundo o estudo “Perfil País”, feito pela Apex, as exportações brasileiras ao Peru têm crescido desde 2018. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior fornecedor de produtos ao mercado peruano, com 7% de participação nas importações do país em 2022. A ApexBrasil tem 13 projetos setoriais que têm o Peru como mercado prioritário e abrangem complexos de alimentos, bebidas e agronegócio; casa e construção, moda; máquinas e equipamentos; e saúde.
O embaixador do Brasil no Peru, Sérgio Danese, abriu o encontro desta segunda-feira. Também participaram o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; a subdiretora de promoção comercial da PromPeru, Sayuri Sakihama Meléndez; o presidente da ProInversión, José Antonio Salardi Rodriguez; e o gerente geral adjunto do Puerto Chancay, Carlos Tejada Mera. Foram discutidas as relações comerciais entre os dois países e a importância de investimentos.