O Instituto Amazônia+21 realizou nesta terça-feira (18/04) a primeira reunião do Grupo de Trabalho multistakeholder para discutir o desenvolvimento da Facility de Investimentos, reforçando seu compromisso com o engajamento e criação de soluções compartilhadas. O objetivo da Facility é destravar capital para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
O ponto de partida do GT, que se reuniu na sede da Confederação Nacional da Industria (CNI) SP, foi a coleta estruturada de feedbacks e sugestões nas agendas de assistência técnica, investimentos, engajamento, governança, prova de conceito (piloto) e implementação da estrutura da Facility.

O Grupo de Trabalho é composto por representantes de entidades, bancos e empresas como: Bradesco, IFC, CAF, Caixa Econômica Federal, PNUD, Grupo ULTRA, BNDES, ITAÚ ASSET, APEX BRASIL, JULIUS BAER, Instituo Arapyaú, AHK, FAPESP, SAE, CDP, FONPLATA, BTG Pactual, ABDI, Santo Antônio Energia.
A reunião foi conduzida por Fernando Penedo, do Instituto, e por Sérgio Marcondes, do Blend Group, parceiro desenvolvedor da Facility Investimentos.
Estão previstos outros três encontros do GT, além de jornadas individuais com cada associado, parceiro ou convidado para identificação, qualificação e dimensionamento do potencial de contribuição para o êxito do processo, atividades que serão realizadas entre abril e setembro de 2023.
Os trabalhos serão concluídos com um seminário previsto para ocorrer nos últimos meses do ano.