A ideia é qualificar empresas e produtos amazônicos como sustentáveis de origem
O presidente do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thomé, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, assinaram nesta terça-feira (02/05), em Brasília, um Memorando de Entendimento que vai permitir parcerias futuras entre as duas entidades para fomentar negócios sustentáveis, que gerem emprego e renda, na Amazônia Legal. Também participaram da audiência o diretor do Instituto Guilherme Gonzales e a diretora de Negócios da Apex, Ana Paula Repezza.
“O Instituto Amazônia+21 torna-se um parceiro estratégico para a ApexBrasil, pois a garantia da condição sustentável dos produtos originários da Amazônia é uma exigência definitiva dos mercados mais ricos, que podem e querem comprar mais da Amazônia, até para contribuir com a sua conservação”, explica Jorge Viana.
O termo prevê troca de conhecimento e cooperação para fortalecer a prospecção de empresas, produtos e serviços da região no exterior. Entre as atividades que poderão ser feitas em parceria estão pesquisas e estudos sobre alternativas para alavancar o desenvolvimento econômico sustentável que considerem as necessidades das populações locais.
“O Instituto Amazônia+21 chega em todos os cantos da Amazônia e a ApexBrasil tem o acesso ao mercado exterior, então a nossa parceria vai encurtar caminhos para empresas amazônicas tornarem-se exportadoras. E vamos apoiar esta caminhada além da orientação de mercado, ajudando a qualificar nossas empresas e seus produtos como sustentáveis de origem”, afirma Marcelo Thomé.
A parceria também possibilita que o Instituto participe de eventos da ApexBrasil no exterior, como o “Encontro Empresarial Brasil-Peru”, que será realizado no próximo dia 8 de maio, em Lima. O evento será uma oportunidade para apresentar o Instituto para empresários peruanos e reforçar a interlocução com parceiros do exterior.