Integração lavoura, pecuária e floresta (ILPF)

O sistema otimiza o uso da terra, possibilita aumento da produtividade e recuperação ambiental

IAM+21 desenvolve projeto para integração lavoura, pecuária e floresta

A integração lavoura, pecuária e floresta (ILPF) é um sistema produtivo que agrega num mesmo espaço o componente da agricultura, o da pecuária e, em algumas situações, o florestal. Com tecnologia, o uso da terra é otimizado e possibilita aumento da produtividade, redução dos custos, diversificação da produção e recuperação ambiental.

Rondônia, por exemplo, é um estado que tem áreas de pastagens degradadas que podem ser utilizadas para outras produções e recuperadas com todos os benefícios ambientais e climáticos. O IAMZ+21 estima que ILPF tenha potencial para movimentar só no estado investimentos de R$ 7 bilhões num período de 10 anos, para uma área de 500.000 hectares..

“Esperamos que gere aumento da produtividade e da rentabilidade do produtor, recupere pastagens degradadas e promova capacitação e transferência de tecnologia para a mão de obra local”, afirma a advogada e consultora do Instituto Amazônia+21 Márcia Stanton.

ILPF gera mais negócios

Com a implantação da integração lavoura, pecuária e floresta, ocorre uma maior movimentação da cadeia produtiva e, consequentemente, mais geração de negócios. Estados como Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já usam essa estratégia de produção.

A implantação do sistema exige uma assistência técnica altamente qualificada e envolve capacitação da mão de obra local, o que também é um benefício para os trabalhadores região, pois terão acesso a novas formas de produção.

Saiba mais

Faça parte do Instituto Amazônia+21