Presidente da entidade, Marcelo Thomé, defende o fomento de negócios sustentáveis na Amazônia em evento com parceria da FIEMT, CIPEM e Instituto Ação Verde

Depois de Palmas, no Tocantins, o INSTITUTO AMAZÔNIA +21 dá continuidade no Mato Grosso ao Roadshow 2023, para apresentação da entidade e balanço das iniciativas realizadas até esse semestre.
No dia 18, o presidente do Instituto, Marcelo Thomé, abriu o evento Juntos pela Sustentabilidade na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), em Cuiabá, reforçando que a meta é apoiar e fomentar o desenvolvimento de negócios na Amazônia, com projetos que sigam as regras desustentabilidade e compliance e, assim, permitam o acesso aos créditos disponíveis no mercado atualmente.
Thomé destacou que o INSTITUTO AMAZÔNIA +21 faz parte de uma iniciativa empresarial conjunta dasnove Federações da Indústria da Amazônia Legal. “Nós buscamos oferecer à nossa região uma estratégia de Blended Finance com assistência técnica e engajamento multistakeholder para o desenvolvimento sustentável, via uma Facility de Investimentos própria”, detalhou. “Isso vai ajudar apreparar as empresas que já operam na região a amadurecer na agenda da sustentabilidade, para garantir acesso ao mercado e ao crédito. Há uma carência de bons projetos que sigam essas regras de sustentabilidade e compliance e o Instituto vai assessorar também essa parte”.
Marcaram presença no evento representantes do Governo do estado e instituições ambientais, que debateram especialmente ferramentas que incentivem o fortalecimento do manejo florestal e a neutralização de carbono com inovação. A iniciativa foi uma realização do INSTITUTO AMAZÔNIA +21 em parceria com o Núcleo ESG do Sistema FIEMT, o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM) e o Instituto Ação Verde.
O presidente do sistema FIEMT, Silvio Rangel, enfatizou que encontros como esse discutem questões que podem travar o mercado. “O tema é muito importante, o Mato Grosso tem feito o trabalho de se atentar para o desenvolvimento sustentável há muito tempo. Temos potencial na Região Amazônica que podemos aproveitar em acordo com o meio ambiente”, defendeu.
O Juntos pela Sustentabilidade teve painéis sobreSustentabilidade com os temas Programa Carbono Neutro MT, com a secretária estadual de Meio Ambiente (SEMA), Mauren Lazzaretti, o Fortalecimento do Manejo Florestal, com o presidente do CIPEM, Rafael Mason; e o Inova CPR (Cédula de Produto Rural), com o diretor executivo do Instituto Ação Verde, Álvaro Leite.
Os próximos estados a receberem o RoadShow 2023 serão o Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Maranhão.
• Com informações da FIEMT