Edital oferece acesso a financiamento, assistência técnica e parcerias estratégicas para negócios sustentáveis da Amazônia Legal.

O 1º Chamamento para Negócios Inovadores da Economia Verde, do Instituto Amazônia+21, foi lançado no evento Inova Amazônia Summit 2025, realizado de 21 a 23 em Macapá (AP).
A iniciativa é resultado de convênio entre o Instituto e o Sebrae Nacional, criando oportunidades que fortalecem os negócios sustentáveis na Amazônia Legal, com acesso a financiamento, assistência técnica e parcerias estratégicas para maturação de startups.
O Inova Amazônia Summit 2025 reuniu lideranças da bioeconomia, pesquisadores, empreendedores e representantes de ecossistemas de inovação, e o Amazônia+21 esteve presente com estande próprio, apresentando sua atuação, seus mecanismos de apoio aos negócios sustentáveis e os detalhes do novo edital. Eduardo Nishida, coordenador de projetos do Instituto, destaca brevemente o objetivo do chamamento:
O objetivo é fortalecer negócios de impacto no sentido de ganhar escala, desenvolverem seus produtos e alavancarem a economia verde por meio de acesso ao capital e de uma metodologia robusta e inovadora de assistência técnica.”
A iniciativa foi bem recebida por parceiros estratégicos presentes no evento. Perpétua Almeida, diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ressaltou o papel da Facility de Investimentos Sustentáveis (FAIS) como alavanca para o financiamento de soluções inovadoras na região:
E olha quem eu encontrei aqui em Macapá, que é o Marco Zero da biodiversidade, os meus amigos do Instituto Amazônia+21, instituto que olha para a indústria da Amazônia brasileira. E que traz essa importante iniciativa do seu Primeiro Chamamento para negócios sustentáveis e Inovadores na Amazônia. Isso é apoio real, verdadeiro, para as pessoas e empresas que trabalham e produzem na Amazônia. Especialmente para as pequenas empresas e empreendedores que precisam transformar suas ideias em negócios. É uma honra ser parceira desse instituto que criou a Facility de Investimentos Sustentáveis, uma inovação para conectar oportunidades na Amazônia com investidores de todo o Brasil e do mundo. Esse é o caminho para viabilizar a sociobioeconomia na Amazônia.”

O chamamento visa apoiar micro e pequenos negócios da economia verde com atuação nos estados da Amazônia Legal (AC, AM, AP, MA, MT, PA, RO, RR e TO). Os empreendimentos selecionados terão acesso a crédito com condições facilitadas — baixos juros e sem exigência de garantias — além de receberem suporte técnico nas áreas de finanças, impacto, mercado e inovação.
“A parceria com o Instituto Amazônia+21 é estratégica. O Instituto tem processos, métodos e uma plataforma que permite às empresas, principalmente de pequeno porte, acesso a capacitação, financiamento e investimento adequado. Para quê? Para crescerem. Para acessar o recurso certo, da forma certa, no momento certo”, afirmou Paulo Renato, representante do Sebrae Nacional.
O edital está disponível para consulta pública no site do Instituto Amazônia+21, com inscrições abertas até 30 de junho. Os interessados devem apresentar modelos de negócio alinhados a setores como bioeconomia, energias renováveis, turismo sustentável, água, agricultura de baixa emissão e soluções urbanas inovadoras.
Com o lançamento do chamamento, o Instituto reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia, aliando inovação, capital e assistência técnica para gerar impacto real na vida das pessoas e na preservação da floresta.
Saiba mais e inscreva seu negócio: https://www.worldlabs.org/opportunity/chamamento-de-negocios-inovadores-da-economia-verde
Media Kit: https://institutoamazonia21.org.br/media-kit-1o-chamamento-para-negocios-inovadores-da-economia-verde/
Confira o edital de chamamento:
Confira a errata do edital de chamamento:
Confira o 1º FAQ do edital de chamamento:
Confira o 2º FAQ do edital de chamamento: