Facility de Investimentos Sustentáveis e Fundo Catalítico Amazônia criam oportunidades inéditas para negócios e filantropia na região

FAIS – Facility de Investimentos Sustentáveis (youtube.com)

O lançamento da Facility de Desenvolvimento Sustentável (FAIS) e do Fundo Catalítico Amazônia mobilizou importantes setores da economia, da filantropia brasileira e do mercado financeiro. O evento realizado pelo Instituto Amazônia+21, no dia 27 de maio, em São Paulo, reuniu mais de 140 participantes, entre investidores, startups e representantes de diversas instituições públicas e privadas.

A FAIS surge como uma ferramenta estruturante inovadora, adotando uma estratégia típica de Blended Finance. Suas quatro plataformas – investimento, engajamento, assistência técnica e geração de conhecimento – trabalham de forma integrada, garantindo um ambiente de segurança jurídica e transparência, com projeções de resultados e ganhos sociais, ambientais e financeiros. A modelagem da FAIS foi desenvolvida pelo Instituto Amazônia+21 em colaboração com o Blend Group.

O Fundo Catalítico Amazônia, por sua vez, representa a mobilização de recursos sem fins lucrativos, com alto padrão de gestão, transparência e compliance. Seu propósito é atuar como um catalisador em operações de investimento de impacto socioeconômico e ambiental na Amazônia Legal Brasileira, complementando as iniciativas da FAIS.

Os investidores desempenham papel ativo em todas as etapas do processo de funcionamento da FAIS e do Fundo Catalítico Amazônia. O objetivo é impulsionar setores estratégicos da economia verde, como bioeconomia, agricultura de baixa emissão, energia renovável, turismo sustentável, água e desenvolvimento territorial. Os resultados projetados agregam ganhos relacionados ao melhoramento da qualidade de vida das pessoas que vivem na Amazônia e com a redução de emissão de carbono para contenção de mudanças climáticas.

                Para conhecer a modelagem e o processo de operação da FAIS e do Fundo Catalítico Amazônia assista as apresentações de Carol Vilanova (Flor de Jambu), Fernando Penedo (Instituto Amazônia+21), Sérgio Marcondes (Blend Group) e Fernando Quintino (CQSFV Advogados).

Que diferença você quer fazer hoje? Saiba mais!

Lançamento da Facility de Investimentos Sustentáveis e Fundo Catalítico Amazônia (youtube.com)

Junte-se a nós nessa jornada rumo a um futuro mais sustentável! 🌟

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress