Acordo viabiliza apoio a startups e empresas inovadoras da economia verde, fortalecendo o ecossistema de bioeconomia e inovação no estado
A Facilty de Investimentos Sustentáveis (FAIS) do Instituto Amazônia+21, fecha parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), para o desenvolvimento das startups e empresas inovadoras locais. Além de suporte financeiro através de um fundo de investimento, o trabalho realizado envolve suporte técnico e orientação especializada para o desenvolvimento dos negócios.
Com essa colaboração, a FAIS ficará encarregada da administração dos fundos e da divulgação de um edital de convocação para identificar negócios inovadores que estejam em conformidade com os critérios estabelecidos em conjunto com a FIEPA.
O ciclo inclui etapas robustas para reduzir riscos como pré-enquadramento, triagem com o suporte de um Comitê Executivo da FIEPA, diligência, aporte de capital e acompanhamento técnico até a saída ou amortização do investimento. A decisão da FIEPA de investir na FAIS representa um avanço significativo para o fortalecimento do ecossistema de inovação e da bioeconomia no Pará. A entidade, unida com o Instituto Amazônia+21 amplia a capacidade de apoiar negócios sustentáveis e de impacto na Amazônia Legal, somando-se aos acordos já existentes entre também com o Sebrae Nacional.
“Estamos ajustando os critérios de seleção em colaboração com a Federação para garantir que as iniciativas apoiadas estejam alinhadas com as demandas locais e com as necessidades das indústrias representadas pela FIEPA”, afirma Marcelo Thomé, presidente do Instituto Amazônia+21. “É necessário ir além do discurso de que a floresta em pé vale mais, convertendo o potencial da Amazônia em valor concreto para a população por meio de práticas produtivas sustentáveis”, conclui.
Embora o Pará seja um dos ecossistemas de inovação mais avançados da Amazônia, ainda enfrenta desafios para gerar ativos aptos a atrair investimentos. A FAIS foi criada para suprir essa necessidade, oferecendo soluções financeiras sustentáveis e acessíveis e auxiliando empresas a expandirem seus produtos e serviços.
Além do investimento financeiro, os negócios selecionados participarão do Programa Travessias, um ciclo completo de suporte técnico em áreas fundamentais como finanças, impacto socioambiental, inovação e acesso a mercados. As condições oferecidas são diferenciadas: Juros reduzidos (ou até inexistentes, dependendo do capital aportado), carência de até 6 meses e ausência de exigência de garantias, baseada em um processo rigoroso de diligência e monitoramento.
A colaboração se beneficiará da capilaridade da indústria e outros parceiros como o Sebrae na região, fundamental para promover as chamadas públicas, realizar eventos de educação empreendedora e mobilizar o ecossistema de inovação local.