fevereiro 28, 2024

|

Instituto Amazônia+21 se firma como liderança sustentável na Amazônia.

ESCrito POR: Assessoria de Imprensa

compartilhe:

               O ano de 2023 foi de reconhecimento e afirmação do Instituto Amazônia+21 como um protagonista na agenda de sustentabilidade, com foco na Amazônia. Iniciativa do setor produtivo amazônico, instituído pela Confederação Nacional da Indústria como uma extraordinária inovação pela participação empresarial nos movimentos e pautas da agenda climática, da bioeconomia e promoção de negócios sustentáveis, o jovem instituto mostrou a que veio. Apoiado pelas federações de indústria dos nove estado da Amazônia Legal, mostrou conhecimento da realidade da região, iniciou projetos inovadores, promoveu importantes parcerias, apresentou propostas em eventos e conferências nacionais e internacionais, e introduziu inovações como blended finance na agenda pela promoção de negócios sustentáveis e do desenvolvimento econômico na Amazônia.

               Com agilidade e eficiência, o Instituto estabeleceu uma rede com mais de 40 organizações, entre associados e parceiros institucionais. Assim possibilitou forte engajamento em uma série de projetos e atividades institucionais pela sustentabilidade e adoção da agenda ESG na região. Os exemplos incluem parceria com o SEBRAE a partir do programa INOVA AMAZÔNIA, participação na restauração do Centro de Bioeconomia e Conservação da Amazônia (para mais informações, consulte: CBCA terá vitrines ecológicas, viveiro, biofábrica e cursos de formação – Amazônia+21) e o desenvolvimento da Facility de Investimentos Sustentáveis.

O Instituto abriu espaço para maior participação da Amazônia nestes importantes espaços institucionais:

  • COEMAS (Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI)
  • CBA (Centro de Bionegócios da Amazônia)
  • COFA (Comitê Orientador do Fundo Amazônia)
  • Conselhão (Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social     Sustentável) – –   Grupo de Trabalho para a Amazônia (GT Amazônia)
  • Mobilização Empresarial pela Inovação
  • Uma Concertação pela Amazônia

               Esses espaços representam oportunidades para o diálogo qualificado, colaboração, intercâmbio de ideias e formulação de políticas que visam o desenvolvimento sustentável da região amazônica. O Instituto Amazônia+21 está comprometido com a articulação para a busca conjunta e estruturada de soluções inovadoras e eficazes para os desafios enfrentados pela Amazônia e pelo planeta.

mantenha-se atualizado