Comprometido com a transparência, o Instituto Amazônia+21 acaba de publicar seu novo Relatório Anual 2024. Entre os destaques, a entidade ressalta avanços importantes em projetos sustentáveis, inovação, plataformas de investimento e articulação institucional para o fortalecimento da bioeconomia na região da Amazônia Legal.
Entre as principais entregas está a conclusão e o lançamento da Facility de Investimentos Sustentáveis (FAIS), a primeira iniciativa no Brasil que conecta projetos sustentáveis na Amazônia com investidores nacionais e internacionais.
As parcerias firmadas com instituições de relevância também estão entre as principais entregas do ano. Com a Caixa, o instituto viabilizou a implementação do projeto piloto Palafitas Dignas, focado na habitação sustentável na Amazônia e com potencial de replicabilidade em outras regiões do país. Com o SEBRAE, o principal projeto atinge startups de bioeconomia local e a iniciativa busca promover soluções financeiras sustentáveis para apoiar novos negócios de impacto. Já com o SENAI a parceria fortalece cadeias produtivas locais, alinhando inovação e conservação ambiental.
A vertente de conhecimento do Instituto, com o Observatório da Amazônia, contou com o lançamento do Painel Business Intelligence que focam na integração de dados para uma visão macro de projetos, recursos e oportunidades locais, além de mapear as legislações que fomentam a bioeconomia na região.
O Instituto Amazônia+21, com sua frente de descarbonização, também ressaltou em seu Relatório Anual o projeto de restauração do novo Centro de Bioeconomia e Conservação Amazônica que possui 938 hectares restaurados e conservados, com um viveiro com potencial de produção de até 2,5 milhões de mudas por ano.
A publicação chega em um momento estratégico, às vésperas da realização da COP30 em Belém, e consolida a atuação do Instituto como um agente articulador entre setor produtivo, sociedade civil e governos. A entidade estará com todos os seus projetos e novas iniciativas em prol da economia verde e Amazônia Legal neste encontro que reunirá potências mundiais com foco no combate às mudanças climáticas.
Para conferir o Relatório Anual na íntegra e saber mais sobre as frentes de atuação do Instituto Amazônia+21, clique aqui.