Acaba de ser finalizada a primeira etapa do 1º Chamamento para Negócios Inovadores da Economia Verde, uma iniciativa da Facility de Investimentos Sustentáveis (FAIS) em parceria com o Sebrae Nacional, que aprovou 16 empresas. Foram 49 negócios sustentáveis inscritos, de diversos estados da Amazônia Legal e até mesmo de fora da região. Agora, os projetos selecionados avançam para a segunda etapa e deverão apresentar seus Planos de Negócio e Investimento.
As empresas inscritas são de estados como Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia, Rio Grande do Norte e São Paulo. O que mostra a variedade geográfica e o potencial de negócios voltados para a região amazônica.
A bioeconomia é o setor que mais aparece nas propostas, seguido de turismo sustentável e economia criativa, florestas e agricultura de baixa emissão, acesso à infraestrutura e serviços de qualidade, setores estruturantes, água entre outros.
Outro destaque do perfil dos negócios foi a liderança feminina: 30 empresas afirmaram ter mulheres em cargos de diretoria, o que evidencia a relevante presença feminina em empreendimentos focados na elaboração de soluções sustentáveis para a Amazônia.
As empresas que forem aprovadas ao final do processo de seleção poderão acessar recursos financeiros com juros reduzidos, período de carência e sem a necessidade de fornecer garantias, além de contar com assistência técnica especializada e redes de contato estratégicas.
O intuito é impulsionar negócios que estimulem a inovação, a inclusão e um modelo de desenvolvimento que respeite a floresta viva. Trata-se de um passo significativo para fomentar a nova economia verde da Amazônia Legal, com impacto, escala e sustentabilidade.
Conheça as empresas selecionadas na primeira etapa:
1 AMAZÔNIA TROPICAL
2 APOENA BIO
3 BALAIO BARÉ
4 DA TRIBU
5 DUNA BIOCOSMÉTICOS
6 EKILIBRE AMAZÔNIA
7 GREEN FRANQUIAS
8 MAÇAIX | AÇAÍ FOODTECH CO LTDA.
9 NATUREZA RAIZ COSMÉTICOS NATURAIS E VEGANOS
10 ORIGEM COMPOSTAGEM
11 PORANDUBA AMAZÔNIA
12 RM ALIMENTOS LTDA.
13 SABOARIA RONDÔNIA
14 SINTROPIA COSMÉTICOS NATURAIS
15 ZENO NATIVO
16 ZYON SHIPPING AGENCY
Confira as empresas que avançaram nas etapas de avaliação e agora participam do processo de diligência: